terça-feira, novembro 28, 2006

Retirados 99 cães de casa situada em centro histórico

As autoridades esperavam encontrar apenas 20 cães, mas acabaram por retirar 99 animais de uma propriedade de um casal, em pleno centro histórico de Tomar.

Segundo o Diário de Tomar, após o tribunal ter emitido um mandado de entrada na residência, elementos da PSP retiraram todos os cães encontrados na casa, transportando-os para Santarém, devido ao Canil Municipal de Tomar ainda não se encontrar em funcionamento. Colocados dentro de uma furgoneta, cerca de 30 animais, chegaram já sem vida.
A delegada de saúde, Maria dos Anjos, já tinha anteriormente confirmado ao referido jornal que "as condições higiénicas eram inaceitáveis", dizendo ainda que "Os cães andavam livremente por todas as divisões da habitação, deixando um cheiro «imundo e nauseabundo» nos aposentos, e dejectos espalhados por toda a casa". Mas referindo que se apresentavam, no entanto, bem tratados .

Este é um processo que se arrasta há três anos e que só agora foi possível resolver. Por diversas vezes, os moradores e comerciantes mostraram-se indignados com esta situação prejudicial à saúde, devido ao cheiro que emanava da residência e aos barulhos provocados pelos animais. Este facto levou-os a subscrever um abaixo-assinado, onde expressam a “preocupação face ao claro atentado à saúde pública (...), devido à existência de um elevado número de animais (bem acima do legalmente estabelecido)".

Forma de reduzir certas doenças é deixar de fumar

Um estudo levado a cabo por investigadores noruegueses e publicado na revista Tobacco Control, diz que reduzir o consumo de tabaco não diminui o risco de morte prematura, em consequência do hábito de fumar. Segundo este estudo, a única forma de reduzir o risco de morte prematura é o abandono total do tabaco.
Neste estudo participaram 51 mil pessoas, de ambos os sexos, com idades entre os 20 e os 34 anos. Estas pessoas foram divididas em vários grupos: não-fumadores; fumadores moderados; fumadores que consumiam mais de 15 cigarros por dia, mas que foram diminuindo ao longo da pesquisa; fumadores intensivos. Como resultado da pesquisa, constatou-se que havia diferenças muito grandes entre homens e mulheres. A mortalidade era menor nos homens que tinham reduzido o consumo de cigarros, em comparação com os que fumavam muito, mas após alguns anos, a mortalidade entre os dois era igual. Quanto às mulheres, as que reduziram o consumo de tabaco registaram uma mortalidade maior do que os fumadores intensivos.
Kjell Bjartveit, cientista, diz que fumar pouco aumenta , e muito, o risco de morte por doença cardíaca.

segunda-feira, novembro 27, 2006

Bento VI tenta reconciliação com muçulmanos

 O papa Bento VI vai à Turquia esta terça-feira para tentar reatar o diálogo com o mundo muçulmano, estremecido depois de um polémico discurso feito na Alemanha, que ofendeu parte da comunidade islâmica mundial.
Segundo o DN, o Vaticano afirma que "o papa deseja mandar uma mensagem de amizade ao mundo muçulmano".

Bento VI está decidido a levar a cabo a visita, mesmo depois de cerca de 20 mil muçulmanos participarem numa manifestação nas ruas de Istambul, para protestar contra a sua visita ao país. Mas apesar dos vários protestos, e ainda segundo o DN, o seu porta-voz, o padre Federico Lombardi, acredita que a segurança do pontífice não está ameaçada: "O clima não é particularmente tenso e não se deve temer pela vida do papa".

A manifestação de domingo foi a mais recente, das várias realizadas nos últimos meses na Turquia, contra a sua visita, sendo por isso considerada uma missão delicada e perigosa. Vários muçulmanos, incluindo o chefe da igreja turca, exigem desculpas do papa por causa do discurso feito na Alemanha, em Setembro, que provocou violentas reacções no mundo islâmico, por ser considerado ofensivo à religião de Maomé. Tendo Bento VI, já por duas vezes explicado publicamente, que as suas palavras foram mal-interpretadas.

A viagem estava programada há já bastante tempo, tendo como objectivo uma reaproximação com os ortodoxos, o que é uma prioridade para o pontífice. Mas o incidente provocado pelo discurso na Alemanha, colocou o diálogo com o Islão em maior evidência.

Os católicos estão em minoria na Turquia, sendo apenas cerca de 40 mil fiéis, e não sendo a igreja católica reconhecida oficialmente no país. Grande parte considera que os seus direitos e liberdade não são respeitados, sendo este um dos temas que o papa deverá abordar durante a sua visita.

domingo, novembro 26, 2006

Opinião de Eva Xavier em relação ao caso "bracalândia"

O famoso parque de diversões, situado actualmente na cidade de Braga, será sempre recordado pelos bracarenses e, por todos os que por lá passaram um dia. Na memória permanecerá o velho espaço.
Espero ansiosamente pelo anúncio do novo espaço escolhido.
Relativamente ao novo instituto que será colocado no lugar da Bracalândia, acho que será um grande projecto e espero que lance para Mundo os investigadores portugueses, colocando-os no topo e fazendo realçar o valor destes.

Bracalândia abandona Braga para ceder espaço ao Instituto Ibérico de Investigação


O parque de diversões Bracalândia, situado em Braga, deixará a cidade no final de 2007. Este acontecimento deu-se depois do impasse negocial entre a autarquia bracarense e a Lusoparques. Manuel Pinto, presidente da Lusoparques relata que, passou-se cerca de um ano e não se chegou a nenhum consenso e, para piorar a situação, a Câmara de Braga demonstrou pouco interesse nas negociações. Assim sendo, cessou-se o processo. Em seu lugar será implantado o futuro Instituto Ibérico de investigação, segundo o ministro da ciência, Tecnologia e Ensino e Ensino Superior. A estrutura é luso-espanhola, tendo sido anunciada na última Cimeira Ibérica.
Para o presidente de Braga, o plano terá um grande interesse para a cidade, pois vai trazer os melhores investigadores mundiais na área das nanotecnológias e ficará como um dos mais marcantes feitos na história de Braga.
Sabe-se ainda que, dos investigadores, um terço são portugueses, um terço são espanhóis e outro terço são estrangeiros. Proporcionando as condições necessárias para Braga sobressair e ser conhecida por ter um dos melhores pólos de investigação, se não o melhor, a nível europeu. Abarcando as capacidades essenciais para concorrer com outros a nível mundial.
Quanto ao parque de diversões, ainda não se sabe para onde poderá ir, no entanto, os conselhos vizinhos são os mais prováveis (Vila Verde, Amares, Barcelos e Vila Nova de Famalicão). O responsável da Lusoparques adiantou ainda, que o futuro projecto da Bracalância pretende ter cerca de 12 hectares de terrenos, ou seja, o dobro do espaço actual da Rodovia.
A Bracalândia é um parque de diversões temático, considerado o maior do país e ficará em Braga até o próximo ano. A Grande Roda, a Montanha Mágica, o Comboio Fantasma, os Elefantes Voadores, o mundo fantástico da Mina Encantada e o cenário misterioso do Barco Pirata, são algumas movimentadas diversões da Bracalândia. Aguardamos ansiosamente a divulgação do novo local escolhido.

sábado, novembro 25, 2006

Seis turistas portugueses morreram num acidente aéreo no Chile

Morreram ontem, na sequência de um acidente aéreo no Chile, seis turistas portugueses, entre os quais quatro jornalistas.
Os quatro jornalistas, César Oliveira e André Romeiras, do Record, Maria José Margarido, do Diário de Notícias, e Cláudia Magalhães, directora da agência Parceiros da Comunicação, estavam de férias no Chile e alugaram um bimotor de uma empresa local, para sobrevoarem o lago de San Rafael. A avioneta onde seguiam despenhou-se, quatro minutos depois de ter levantado voo do aeródromo Tenente Vidal, em Pouerto Mott.
A aeronave caiu no Lago Atravesado, que se situa a sul da cidade de Coihaique, capital de Aysén. Além dos quatro portugueses, seguiam na aeronave o piloto e uma guia, que também não sobreviveram. Quanto às causas do acidente, mantêm-se ainda por apurar.

Os corpos dos jornalistas serão amanhã autopsiados, no Instituto de Medicina Legal de Puerto Montt, povoação mais próxima do local onde ocorreu o fatídico acidente. Apenas depois de cumpridas todas as formalidades legais, se saberá quando serão repatriados. Entretanto, o Ministério dos Negócios Estrangeiros, já se responsabilizou por todo o processo de trasladação.

O acidente está a ser investigado pelas autoridades e a investigação levada a cabo por uma equipa de peritos chilena.

sexta-feira, novembro 24, 2006

Investigadores de Coimbra, Porto e Braga vencem Prémio Pfizer

O vencedor do Prémio Pfizer 2006 de Investigação Clínica, ontem entregue em Lisboa, pertence a uma equipa do Instituto Biomédico de Investigação da Luz e Imagem (IBILI) da Universidade de Coimbra.

A vitória vai assim, para a descoberta de novos mecanismos que provocam perturbações da visão, nos casos de Síndroma de Williams, o que ajudará a conceber técnicas de treino para os doentes.

Os investigadores concluíram no seu estudo que, ao contrário do esperado, os mecanismos neuronais de lesão a nível da retina e do cérebro são independentes, devendo conduzir “a estratégias diferenciadas de reabilitação cognitiva”, revelam os especialistas ao Diário das Beiras.

Utilizando novas técnicas de imagem médica e neurofisiológica, demonstraram que, em caso de Síndroma de Williams, as camadas de neurónios mais externas da retina estão lesadas. Esta perturbação está relacionada com défices visuais básicos da percepção do movimento local. Tendo os investigadores conseguido demonstrar que é possível compensar a nível cerebral estes défices locais.

Este estudo ajuda a conceber técnicas de treino, por exemplo através de videojogos, que melhorarão a qualidade de vida das pessoas com esta doença, mas também com outras doenças, como a dislexia, que afecta cerca de 15% da população mundial.


Outros Galardões:

O Prémio Pfizer de Investigação Básica foi também entregue ontem, e distingue um trabalho desenvolvido por uma equipa do Instituto de Biologia Molecular e Celular (IBMC) do Porto. Os investigadores são os autores de um estudo sobre uma proteína, que quando está alterada causa a Paramiloidose, também chamada de «doença dos pezinhos».

Ficou demonstrado que esta proteína, no seu estado normal, aumenta a regeneração nervosa, o que poderá ajudar à recuperação de lesões do sistema nervoso periférico.

Também a um investigador do Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde, em Braga, foi entregue a Bolsa Pfizer de Investigação em Oncologia e Doenças Oncológicas, Prof. Francisco Gentil, no valor de 60 mil euros.

O estudo analisou os tumores cerebrais e as alterações genéticas de uma molécula. Tumores que são na sua maioria malignos e de grande agressividade, com uma taxa média de sobrevivência de apenas um ano.

O Prémio Pfizer de Investigação, atribuído pela Sociedade de Ciências Médicas de Lisboa, distingue os melhores trabalhos em qualquer domínio da investigação básica e clínica, elaborados total ou parcialmente em instituições portuguesas por investigadores portugueses ou estrangeiros.

Este que é o mais antigo galardão nesta área em Portugal, comemora este ano o 50.º aniversário.

quinta-feira, novembro 23, 2006

Investigadores descobrem origem genética no cancro do fígado

"O desenvolvimento do cancro do fígado está relacionado com o gene DLK1", declarou à imprensa um grupo de cientistas chineses do Centro Nacional de Investigação do Genoma Humano.
Segundo o jornal Público, os médicos Huang Jian e Zhang Xin, que lideraram a pesquisa, descobriram «coincidências significativas» no aparecimento do gene DLK1 em tecidos atacados pelo cancro do fígado, concluindo assim que o gene terá um papel na formação da doença. Com esta descoberta, os investigadores manifestaram a esperança de, a partir de agora poder ser feito com mais rigor o diagnóstico da doença.

Os cientistas analisaram 82 amostras celulares - de fígados com cancro e de fígados saudáveis - e encontraram o DLK1 em 73,2 por cento das amostras dos órgãos doentes. Os fígados saudáveis não apresentavam o gene.

Os especialistas defendem ainda a possibilidade de, através da redução da actividade genética do DLK1, ser possível deter a reprodução das células cancerígenas no fígado.

terça-feira, novembro 21, 2006

Semana da Ciência e Tecnologia

A Ciência e Tecnologia são comemoradas esta semana de 20 a 24 de Novembro.

Um pouco por todo o país decorrem diversas iniciativas (quase 500 acções distribuídas por várias cidades), de instituições que se interessam pela divulgação da ciência ao público em geral. Quem estiver interessado poderá ter acesso a exposições, documentários, visitas guiadas a museus, tertúlias, "passeios científicos", observações astronómicas ou conferências.

Na Universidade do Minho, a Escola de Ciências da Saúde (ECS) é um dos estabelecimentos escolares a abrir as portas dos laboratórios aos jovens do ensino Básico e Secundário, para mostrar o seu trabalho e apresentar experiências científicas. Juntamente com o Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde (ICVS) da Universidade do Minho, organiza a actividade "Portas Abertas: Cientistas por um dia", que vai decorrer no âmbito da semana da Ciência e da Tecnologia. Entre as acções a dinamizar, destacam-se a realização de experiências científicas, com o apoio de investigadores e docentes da ECS/ICVS.

Rómulo de Carvalho

Também esta sexta-feira, dia 24 de Novembro, assinala-se em diversas instituições o centenário de nascimento de Rómulo de Carvalho, pseudónimo de (António Gedeão), o professor, poeta e divulgador da ciência.

Autor de diversos poemas, como o célebre Pedra Filosofal: Eles não sabem, nem sonham, / que o sonho comanda a vida / Que sempre que um homem sonha / o mundo pula e avança / como bola colorida / entre as mãos de uma criança, será lembrado e homenageado também como cientista e historiador.

Tendo concluído no Porto o curso de Ciências Físico-Químicas, teve um papel importante na divulgação de temas científicos, colaborando em revistas da especialidade e organizando obras no campo da história das ciências e das instituições, como A Actividade Pedagógica da Academia das Ciências de Lisboa, nos Séculos XVIII e XIX.

Filho de um funcionário dos correios e telégrafos e de uma dona de casa, Rómulo Vasco da Gama de Carvalho nasceu a 24 de Novembro de 1906, na lisboeta freguesia da Sé.

segunda-feira, novembro 20, 2006

Hospitalização vai passar a custar cinco euros

O internamento hospitalar custará até um máximo de cinco euros por dia, já a partir de Janeiro do próximo ano. Com a implementação destas taxas de moderamento fica ainda em aberto a possibilidade de os cidadãos com ordenados abaixo dos 500 euros pagarem um valor inferior.
Apenas os doentes que permanecerem por mais de 14 dias hospitalizados terão acesso gratuito, a um serviço até agora assegurado pelo estado. A partir dessa altura, a doença é considerada grave e, por isso, o utente fica isento da taxa.

Em contrapartida, todos os medicamentos comparticipados baixarão em 6% o seu actual preço. Esta cobrança permite ao governo um meio de lucro extraordinário, dando assim alguma recompensa aos utentes, para estes não se sentirem totalmente lesados.

O ministro da Saúde, Correia de Campos, justificou as novas taxas do Serviço Nacional de Saúde (SNS), como a única forma para manter viável este modelo público: "Pequenos sacrifícios imediatos são a melhor garantia do futuro do SNS" e uma forma de "valorizar o serviço de quem o usa" e "aumentar a eficiência da gestão pelo rigor dos hospitais", afirmou o ministro ao Diário de Notícias.
.
Ainda segundo o DN , em desacordo com esta medida governamental estão os médicos de carreira hospitalar, que pediram ontem a intervenção do Provedor de Justiça, no sentido de requerer ao Tribunal Constitucional, a apreciação e declaração de inconstitucionalidade das taxas moderadoras, para os internamentos e cirurgias hospitalares.
´
Para contestar a decisão do Governo, o presidente da Associação Portuguesa dos Médicos de Carreira Hospitalar, o cirurgião Carlos Costa Almeida, defende que a aplicação da taxa de internamento se deve exclusivamente a razões financeiras: "Esta nova modalidade de pagamento penaliza economicamente os utentes que precisam de tratamento por decisão médica", dizendo ainda que "estas medidas além de injustas são manifestamente inconstitucionais, porque estas, como a designação indica, destinam-se a desencorajar a procura desnecessária, actuando sobre a vontade do utente".

sexta-feira, novembro 17, 2006

Camiões de resíduos tóxicos acusados de tranportar bens alimentares

Francisco Garrido, deputado espanhol, denunciou na quinta-feira, 16 de Novembro, que duas empresas portuguesas exportavam resíduos tóxicos para Espanha e regressavam a Portugal com bens alimentares. Segundo o porta-voz de Os Verdes na Andaluzia, os camiões quando chegavam a Nerva, Huelva eram lavados, seguindo depois para Riotinto ou Huelva para serem carregados de bens alimentares, nomeadamente produtos hortícolas e cereais. Face a esta denúncia, a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), começou a efectuar investigações numa das empresas, deixando a segunda empresa para sexta-feira, por haver dúvidas quanto ao nome da firma em questão. Caso se confirmem as suspeitas, estas empresas podem ser alvo de quixas-crime por atentado à saúde pública e contaminação.
O coordenador nacional do Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) e GNR, Jorge Amado, afirmou que esta situação não o surpreendeu, uma vez que em 2005 também existiram casos do género.
Segundo o JN, "os operadores de resíduos têm de ser licenciados pelo Instituto dos Resíduos e cada viagem depende de autorização e guia específica. Os motoristas carecem de certificação de Direcção -Geral dos Transportes Terrestres e Fluviais, que atesta a condição física e psíquica".

quarta-feira, novembro 15, 2006

Êxito Apagado pela morte do amigo

O balanço é negativo”, estas foram as palavras do alpinista João Garcia, no passado domingo, em directo ao Jornal da Noite. Sem dúvida chegar ao cume da oitava montanha de mais de mil metros de altitude foi um êxito, defende ele. O objectivo foi conseguido e isso é de louvar.
Isto no campo profissional, mas no campo pessoal, o montanista líder da expedição, tem um ponto de vista diferente, “ (…) Perdemos o Bruno que era nosso amigo”. Tornando-se assim, bem mais pesado e decepcionante do que o feito em si, segundo ele.
No princípio pensamos que era uma brincadeira de Bruno, só depois percebemos o que realmente se estava a passar” relatou João Garcia, que assistiu ao fim do seu amigo e aluno. Nada anulará por mais que tente, o desfecho nefasto deste sonho, que para Bruno Carvalho, mais do que para todos nós, foi um pesadelo tornado realidade, advoga o professor do falecido.
A desventura ocorreu na descida, quando o Bruno deu uma queda, que aconteceu por causas incógnitas. O corpo foi descoberto pelos camaradas de escalada. O cadáver encontrava-se a sete mil metros de altitude. A missão de resgate foi dificultada pelo cansaço que sentiam os membros do grupo e que foi agravado pela altitude e condições climatéricas.
Um escalador e alpinista de topo em Portugal, é como Bruno Carvalho será sempre reconhecido.

quinta-feira, novembro 02, 2006

Alpinistas chineses unem esforços no resgate de Bruno Carvalho

O Alpinista portugês de 31 anos, Bruno Carvalho, morreu na passada terça-feira, depois da tão ambicionada conquista de um sonho. Passadas semanas de luta e sacrifício o alpinista, ao descer o cume da montanha Shisha Pangma, no Tibete, faleceu. De acordo com o secretário de Estado das Comunidades, António Braga, "duas equipas de alpinistas chineses estão a escalar a montanha para tentar resgatar o corpo, que se encontra sinalizado".
Segundo a mesma fonte, os serviços diplomáticos e a Embaixada de Portugal em Pequim, já entraram em contacto com João Garcia e os restantes membros que executaram a expedição.
Bruno Carvalho, Rui Rosado e João Garcia, juntamente com Hélder Santos e Ana Silva, todos portugueses, formavam uma equipa. A finalidade passava por conquistar o oitavo cume das 14 montanhas com mais de oito mil metros de altitude. Para cobrir o acontecimento, acompanhava-os o jornalista da SIC, Aurélio Faria.
Todos os esforços serão feitos, na tentativa de recuperar o alpinista português, de acordo com as autoridades. No entanto, estima-se que serão necessários cerca de sete dias para chegar ao topo. Desde que a China autorizou os alpinistas ocidentais escalarem a montanha, morreram mais de 21 montanhistas. Mas, o sonho permaneceu e, Bruno foi um dos poucos privilegiados que se sentou no alto, no " Trono dos Deuses".
Sua glória continuará na memória dos portugueses e, dos que um dia souberam quem foi Bruno Carvalho.