terça-feira, novembro 21, 2006

Semana da Ciência e Tecnologia

A Ciência e Tecnologia são comemoradas esta semana de 20 a 24 de Novembro.

Um pouco por todo o país decorrem diversas iniciativas (quase 500 acções distribuídas por várias cidades), de instituições que se interessam pela divulgação da ciência ao público em geral. Quem estiver interessado poderá ter acesso a exposições, documentários, visitas guiadas a museus, tertúlias, "passeios científicos", observações astronómicas ou conferências.

Na Universidade do Minho, a Escola de Ciências da Saúde (ECS) é um dos estabelecimentos escolares a abrir as portas dos laboratórios aos jovens do ensino Básico e Secundário, para mostrar o seu trabalho e apresentar experiências científicas. Juntamente com o Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde (ICVS) da Universidade do Minho, organiza a actividade "Portas Abertas: Cientistas por um dia", que vai decorrer no âmbito da semana da Ciência e da Tecnologia. Entre as acções a dinamizar, destacam-se a realização de experiências científicas, com o apoio de investigadores e docentes da ECS/ICVS.

Rómulo de Carvalho

Também esta sexta-feira, dia 24 de Novembro, assinala-se em diversas instituições o centenário de nascimento de Rómulo de Carvalho, pseudónimo de (António Gedeão), o professor, poeta e divulgador da ciência.

Autor de diversos poemas, como o célebre Pedra Filosofal: Eles não sabem, nem sonham, / que o sonho comanda a vida / Que sempre que um homem sonha / o mundo pula e avança / como bola colorida / entre as mãos de uma criança, será lembrado e homenageado também como cientista e historiador.

Tendo concluído no Porto o curso de Ciências Físico-Químicas, teve um papel importante na divulgação de temas científicos, colaborando em revistas da especialidade e organizando obras no campo da história das ciências e das instituições, como A Actividade Pedagógica da Academia das Ciências de Lisboa, nos Séculos XVIII e XIX.

Filho de um funcionário dos correios e telégrafos e de uma dona de casa, Rómulo Vasco da Gama de Carvalho nasceu a 24 de Novembro de 1906, na lisboeta freguesia da Sé.