domingo, novembro 26, 2006

Bracalândia abandona Braga para ceder espaço ao Instituto Ibérico de Investigação


O parque de diversões Bracalândia, situado em Braga, deixará a cidade no final de 2007. Este acontecimento deu-se depois do impasse negocial entre a autarquia bracarense e a Lusoparques. Manuel Pinto, presidente da Lusoparques relata que, passou-se cerca de um ano e não se chegou a nenhum consenso e, para piorar a situação, a Câmara de Braga demonstrou pouco interesse nas negociações. Assim sendo, cessou-se o processo. Em seu lugar será implantado o futuro Instituto Ibérico de investigação, segundo o ministro da ciência, Tecnologia e Ensino e Ensino Superior. A estrutura é luso-espanhola, tendo sido anunciada na última Cimeira Ibérica.
Para o presidente de Braga, o plano terá um grande interesse para a cidade, pois vai trazer os melhores investigadores mundiais na área das nanotecnológias e ficará como um dos mais marcantes feitos na história de Braga.
Sabe-se ainda que, dos investigadores, um terço são portugueses, um terço são espanhóis e outro terço são estrangeiros. Proporcionando as condições necessárias para Braga sobressair e ser conhecida por ter um dos melhores pólos de investigação, se não o melhor, a nível europeu. Abarcando as capacidades essenciais para concorrer com outros a nível mundial.
Quanto ao parque de diversões, ainda não se sabe para onde poderá ir, no entanto, os conselhos vizinhos são os mais prováveis (Vila Verde, Amares, Barcelos e Vila Nova de Famalicão). O responsável da Lusoparques adiantou ainda, que o futuro projecto da Bracalância pretende ter cerca de 12 hectares de terrenos, ou seja, o dobro do espaço actual da Rodovia.
A Bracalândia é um parque de diversões temático, considerado o maior do país e ficará em Braga até o próximo ano. A Grande Roda, a Montanha Mágica, o Comboio Fantasma, os Elefantes Voadores, o mundo fantástico da Mina Encantada e o cenário misterioso do Barco Pirata, são algumas movimentadas diversões da Bracalândia. Aguardamos ansiosamente a divulgação do novo local escolhido.