terça-feira, fevereiro 27, 2007

Pais de criança de oito anos com 90 quilos acusados de negligência

Connor McCreaddie, um menino de oito anos que vive no norte de Inglaterra, é notícia por pesar 90 quilos (quatro vezes mais do que o considerado normal para a idade). Por este motivo, os serviços britânicos de protecção da criança estão a decidir se o retiram da guarda dos pais por alegada negligência.

Segundo o Diário de Notícias, a criança de oito anos tem dificuldades em vestir-se, lavar-se e já partiu quatro camas e cinco bicicletas, sendo muitas vezes alvo de chacota pelos colegas. Em bebé, tomava já um biberão de leite por hora. Aos oito anos, de acordo com a progenitora, nunca se sente saciado, o que o leva a comer quatro pacotes de batatas fritas por dia e a pedir constantemente comida, que nunca inclui fruta nem vegetais: "Ele recusa comer fruta, vegetais e saladas. Só quer comer alimentos processados. Quando não come mais nada, tenho de lhe dar as comidas de que ele gosta, não posso deixá-lo à fome", explica a mãe do rapaz, negando negligência.

Há dois meses, Connor pesava ainda mais: 98 quilos. Somente nessa altura os pais procuraram a ajuda de profissionais, que sob um regime alimentar equilibrado e exercício físico, conseguiram fazê-lo perder dez quilos. Segundo os médicos, o rapaz está consciente de que tem que ter uma alimentação mais saudável e fazer exercício, pois corre risco de vida.

A Segurança Social refere estar muito preocupada, pelo que está a tentar garantir que ele e a família tenham todo o apoio possível para lidar com aquilo que é "claramente uma ameaça crescente à saúde e felicidade desta criança", explica Patricia Hewitt, secretária de Estado da Saúde daquele país.

Esta é uma doença complexa e multifactorial, caracterizada por excesso de tecido adiposo e determinada pela interacção de factores genéticos, culturais, físicos e comportamentais. Muitas vezes associada aos hábitos familiares, principalmente dos pais, juntamente com a falta de entendimento da criança ou do adolescente quanto ao real valor do problema.

A Organização Mundial da Saúde já referiu que a obesidade infantil tem vindo a aumentar no mundo inteiro.

domingo, fevereiro 25, 2007

Zoo de Denver abate jaguar

Ontem, no Zoo de Denver, E.U.A., um jaguar atacou uma tratadora. Esta, acabaria por falecer no hospital da mesma cidade. O animal de 64 quilogramas, atacou a tratadora à entrada da jaula, sendo abatido imediatamente pela segurança.
O jardim zoológico foi encerrado após o abate do animal e, em príncipio será reaberto hoje, domingo.
Os tratadores tinham ordens para se manterem afastados das jaulas de animais perigosos, por isso ninguém consegue arranjar uma explicação para o que aconteceu.
"O jaguar abatido, de nome Jorge, tinha seis anos e estava no Zoo há dois. O Zoo aguardava o crescimento de uma fêmea de 16 meses, Caipora, chegada em Dezembro, para o acasalamento".

O jaguar é um animal ameaçado de Extinção.
A seguir ao tigre e ao leão, o jaguar é o terceiro maior animal da família dos felídeos. Mas, apesar disso, é o maior e mais feroz felino da América. Um jaguar, pode pesar entre 60 a 115 quilogramas e medir entre 155 a 260 cm. Este animal, que é diurno e carnívoro, pode viver cerca de 22 anos. Como habitat, prefere florestas quentes e húmidas, próximo das aguadas.

sexta-feira, fevereiro 23, 2007

Óscares são atribuídos já este domingo

A 79.ª edição da cerimónia de entrega dos Óscares decorre na noite deste domingo (madrugada de segunda-feira em Portugal). Este ano com a particularidade de contar com uma “disk-jockey”, cuja missão será entreter a assistência durante as pausas para a publicidade.

Os nomeados a Melhor Filme são: "Babel" (com boas hipóteses de vencer, segundo alguns comentadores), o «thriller» de Martin Scorsese "Entre Inimigos", o filme de guerra com a actuação de Clint Eastwood "Cartas de Iwo Jima", a comédia "Uma Família à Beira de um Ataque de Nervos" e "A Rainha", que retrata a monarquia britânica vista por Stephen Frears.

Nomeadas para Melhor Actriz estão a britânica Helen Mirren (que lidera as apostas, pelo seu papel como Isabel II em "A Rainha"), as também britânicas Judi Dench e Kate Winslet, a espanhola Penélope Cruz e a única norte-americana nesta categoria, Meryl Streep, nomeada 14 vezes em 28 anos.

Enquanto que para o Óscar de Melhor Actor foram eleitos o norte-americano Forest Whitaker (citado pelos especialistas como possível vencedor pela sua encarnação do ditador ugandês Idi Amin Dada), o irlandês Peter O'Toole, o canadiano Ryan Gosling e os norte-americanos Leonardo DiCaprio e Will Smith.

Fazem também parte de possíveis vencedores na categoria de Actriz/Actor Secundária(o), Eddie Murphy e Jennifer, que entraram na comédia musical "Dreamgirls", seleccionada em oito categorias, mas não na de Melhor Filme (em que o Óscar é entregue aos produtores), nem na de Melhor Realizador.

Nesta última categoria, Melhor Realizador, Scorsese poderá finalmente ser distinguido, numa cerimónia que o descartou cinco vezes desde 1981. Concorre com o britânico Paul Greengrass, Iñárritu, Eastwood e Frears.

Iñárritu, de 43 anos é um dos representantes da "nouvelle vague mexicana", que marca este ano presença nos Óscares, juntamente com Guillermo del Toro, cujo filme "O Labirinto do Fauno" obteve seis nomeações, entre as quais a de Melhor Filme Estrangeiro.

Em concorrência com esta obra encontram-se o filme canadiano "Water", o dinamarquês "Aprés le Mariage", o alemão "A Vida dos Outros" e "Indigènes", uma co-produção francesa, belga, argelina e marroquina, que representará a Argélia.

É já neste domingo que se conhecem os vencedores.

quarta-feira, fevereiro 21, 2007

Eclipse total da Lua pode ser observado em Portugal a 3 de Março

Dia 3 de Março, se as condições meteorológicas o permitirem, vai poder observar-se o eclipse total da Lua. Será visível em toda a Europa, África e Ásia Ocidental. Desde 2004 que este fenómeno não ocorre.

Segundo o Diário de Notícias, a astrónoma Albertina do Campo, do Observatório Astronómico de Lisboa (OAL), precisa que o fenómeno ocorre em Portugal a partir das 20h18 (hora de Lisboa), quando a Lua entrar em penumbra. E terminará à 1h20 dessa noite, com o eclipse total a ocorrer entre 22h44 e as 23h58.

O eclipse resulta da interposição da Terra entre o Sol e a Lua, que fará projectar nela a sua sombra em forma de cone. Mas mesmo no meio da fase de ocultação total, às 23h:21, a Lua não irá desaparecer completamente, devido a radiações luminosas de partículas da atmosfera terrestre que se projectam nela. É por isso que o disco lunar estará sempre visível com várias tonalidades entre o cinzento e o avermelhado.

Em todo o país haverá sessões públicas de acompanhamento do fenómeno. O Observatório Astronómico de Lisboa (OAL) abre as suas portas ao público nessa noite e o Núcleo Interactivo de Astronomia (NUCLIO) promove uma sessão idêntica no Centro de Interpretação Ambiental da Ponta do Sal, em São Pedro do Estoril. Também o Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP) organiza uma sessão de observação do eclipse na sua sede, na rua das Estrelas, durante a qual haverá uma tertúlia animada por um astrónomo, onde o público poderá esclarecer as suas dúvidas.

Embora o eclipse seja facilmente visível à vista desarmada, para o caso de a Lua estar encoberta nessa noite, o OAL disponibilizará telescópios e o NUCLIO dará aos interessados a possibilidade de observarem em directo, via Internet, a evolução do fenómeno noutros países.

Este é o primeiro dos dois eclipses totais da Lua de 2007, o segundo é a 28 de Agosto, mas não será visível na Europa.

quarta-feira, fevereiro 14, 2007

São Valentim



O dia 14 de Fevereiro é marcado por uma data especial e romântica, que apela aos sentimentos e ao amor em geral, é o designado dia dos namorados ou, igualmente conhecido, dia de São Valentim.
Este marco remota à idade média, durante o governo do Imperador Claudius II. Este proibiu a execução de casamentos em seu reino, com o propósito de formar um enorme e poderoso exército.
Claudius acreditava que os jovens se não tivessem família, se alistariam com maior facilidade.
Todavia, um bispo romano continuou a celebrar casamentos, mesmo com a proibição do imperador. Seu nome era Valentim e as cerimónias eram realizadas em segredo. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte.
Enquanto estava preso, muitos jovens jogavam flores e bilhetes dizendo que os jovens ainda acreditavam no amor.
Entre as pessoas que jogaram mensagens ao bispo estava uma jovem cega: Asterius, filha do carcereiro a qual conseguiu a permissão do pai para visitar Valentim. Os dois acabaram-se apaixonando e milagrosamente recuperou a visão.
O bispo chegou a escrever uma carta de amor para a jovem com a seguinte assinatura: “de seu Valentim”. Expressão ainda hoje utilizada.
Valentim foi decapitado em 14 de Fevereiro de 270 d.C.
Este dia é uma homenagem a Valentim, aproximando-se ao amor romântico, apenas no final idade média.
O Dia dos Namorados é comemorado em12 de Junho no Brasil e na maioria dos outros países, incluindo Portugal, no dia 14 de Fevereiro.
Assim, o dia de São Valentim comemora-se a 14 de Fevereiro, sendo característico a troca de cartões com mensagens românticas e presentes, o coração e a figura de um Cupido são as formas mais comuns de representar o amor e a paixão, apelando ao que de mais intimo e simbólico pode existir numa relação de amor.
Um dia que além de romântico, faz desenvolver a economia do país pois apela ao consumo em massa que, em grande parte, possível pelas mulheres. No entanto, hoje os homens tendem a ser igualmente românticos e sedutores.
São Valentim aconselha a namorar muito neste e em todos os dias, saborear a pessoa amada em cada minuto.

Lançamento do novo cartão do Cidadão







Hoje, foi a apresentação nacional do novo documento de identificação pessoal na cidade da Horta. O Cartão visa substituir o Bilhete de Identidade, o cartão de Contribuinte, o cartão da Segurança Social e do Utente da Saúde e, mais tarde, aquando a revisão da nova lei eleitoral, o cartão Eleitoral.

Na cerimónia de entrega dos primeiros cartões, esteve presente o primeiro-ministro, José Sócrates. Para o primeiro-ministro foi a realização do que "parecia uma utopia há seis anos", sendo concretizável graças ao empenho e dedicação da administração pública. Os primeiros sorteados a terem o novo cartão foram uma jovem estudante de 15 anos e um idoso de 86 anos. Além dos dois sorteados, o Governo decidiu, também, oferecer a todas as pessoas do concelho da Horta que hoje celebram o seu aniversário o respectivo Cartão de Cidadão.

O novo documento terá um período de validez de cinco anos e custará 12 euros, tanto em Portugal como no estrangeiro - no caso de pedidos urgentes em Portugal o preço cresce para 20 euros e no estrangeiro para 35 euros. Um cartão urgente com entrega no próprio dia ou com o prazo de um dia vai custar 25 euros ao cidadão requisitante.

Inteirado na estratégia de modernização da administração pública nacional, o novo cartão do cidadão, ajusta-se na política comunitária de identificação electrónica e de protecção de informações e dados pessoais.

Os Estados-membros assumiram o acordo de, até 2010, adoptar sistemas electrónicos de identificação com altos padrões de segurança, mas acatando as directivas nacionais e comunitárias de protecção de dados individuais.

quarta-feira, fevereiro 07, 2007

Ana Luísa Amaral vence Prémio Literário de Expressão Ibérica

A poetisa Ana Luísa Amaral é a vencedora do Prémio Literário Casino da Póvoa, atribuído no âmbito do Encontro de Escritores de Expressão Ibérica Correntes d'Escritas, com a obra "A Génese do Amor".

Segundo uma notícia avançada pela RTP1, o galardão, no valor de 20.000 euros, foi atribuído a Ana Luísa Amaral por unanimidade de um júri constituído pelos escritores Ana Paula Tavares, Patrícia Reis, Luís Adriano Carlos, Pedro Eiras e Rosa Martelo. A obra eleita fazia parte das dez obras finalistas, escolhidas de entre 130 a concurso.

A escritora angolana, Ana Paula Tavares afirmou ao Diário de Notícias que "o júri distinguiu a obra da poetisa pela sua originalidade de concepção e pela depurada elaboração rítmica e expressiva da linguagem" e também "pela sua singularidade estética".
Este ano a Poesia era a categoria a concurso, incidindo sobre obras em primeira edição, publicadas em Portugal entre Junho de 2004 e de 2006 por autores de língua portuguesa ou espanhola.

A VIII edição do Encontro de Escritores de Expressão Ibérica Correntes d´Escritas, que teve início na passada quarta-feira, na Póvoa de Varzim, reuniu este ano 60 autores portugueses, espanhóis e latino-americanos, e prevê o lançamento de 18 livros.

Os restantes finalistas foram: "O Tempo que nos Cabe", de António Mega Ferreira; "Sol a Sol", de Armando Silva de Carvalho; "A Dolorosa Raiz do Micondó", de Conceição Lima; "Movimentos no Escuro", de José Miguel Silva; "A Estrada Branca", de José Tolentino de Mendonça; "Duelo", de Luís Quintais; "Migrações do Fogo", de Manuel Gusmão; "Geometria Variável", de Nuno Júdice; E "Rostos da Índia e Alguns Sonhos", de Urbano Tavares Rodrigues.

segunda-feira, fevereiro 05, 2007

Quatro escritores portugueses candidatos ao Prémio Giuseppe Acerbi

Os Romances de Mário de Carvalho, Lídia Jorge, José Luís Peixoto e Gonçalo M. Tavares foram seleccionados para o Prémio Literário Giuseppe Acerbi que, no ano da sua XV edição, contempla a literatura portuguesa.

Segundo o jornal Público, os quatro escritores estarão presentes dia 24 de Março, em Castel Goffredo (Itália), na cerimónia de apresentação.

As obras seleccionadas são: "Um deus passeando pela brisa da tarde" (Mário de Carvalho), "O Vale da Paixão" (Lídia Jorge), "Morreste-me" (José Luís Peixoto) e "Jerusalém" (Gonçalo M.Tavares).
O Prémio Giuseppe Acerbi, do nome de um explorador, literato e egiptólogo italiano (1773-1846), foi instituído em 1993 pelo município de Castel Goffredo, Mântua, com o objectivo de «dar a conhecer e aproximar os povos», divulgando o nome e a imagem da região no mundo.

Anualmente, o Prémio distingue obras de um determinado país. Nos termos do regulamento, os quatro Romances serão submetidos à apreciação de um júri popular, composto por 70 leitores, escolhidos entre os inscritos nas bibliotecas da província de Mântua e Brescia, e de um júri científico, de que fazem parte jornalistas e professores universitários.

O nome do vencedor será anunciado no dia 14 de Julho. E a entrega do prémio está programada para 9 de Novembro, na sede do município de Castel Goffredo.

sexta-feira, fevereiro 02, 2007

PSP sai para dar lugar à GNR

Depois de vários estudos por parte do Ministério da Administração Interna (MAI), decidiu-se o encerramentoe 24 esquadras da PSP, ficando o patrulhamento, das localidades onde deixrá de existir PSP, a cargo da GNR. Esta medida, ainda não anunciada formalmente pelo MAI, afecta centenas de efectivos da PSP. Quando fecharem as esquadras onde exercem a sua profissão, estes polícias serão colocados, em princípio, nas sedes dos respectivos comandos distritais. Esta mudança está a assustar os polícias, uma vez que poderão ter de trabalhar, em alguns casos, a dezenas de quilómetros de casa. Por exemplo, um polícia que agora trabalhe em Lamego, poderá ser colocado em Viseu, a mais ou menos 70 quilómetros.
António Ramos, presidente do Sindicato dos Profissionais da Polícia (SPP), disse "estas mudanças, a confirmarem-se, vão trazer graves prejuízos aos polícias, que já ganham mal. Muitos serão obrigados a mudar de casa e os que têm filhos vão ter de os transferir para outras escolas. É triste para um polícia que andou 15 anos até chegar à esquadra que sempre quis, ver-se agora obrigado a refazer a vida quase do início". O presidente do SPP, comenta ainda o acréscimo financeiro, para o Estado, que esta medida trará "quando alguém sai de uma esquadra para ser colocado noutra localidade, tem direito a receber dois meses de ajudas de custo. Cada um dos dias é pago a 40 euros. A essa quantia há depois que somar outra igual, destinada aos efectivos da GNR que irão assegurar a segurança nessas mesmas localidades".
Foi em 2003 que começou a ser pensada a nova redistribuição das esquadras da PSP e postos da GNR. Os principais objectivos são a diminuição de gastos com instalações e a eliminação da PSP nos locais onde existe GNR. O SPP compreende que é melhor que duas forças policiais tão diferentes não partilhem a mesma localidade, porque segundo António Ramos "não são explícitas as áreas de actuação da PSP e da GNR, situação que em vez de simplificar o trabalho só o prejudica".

Estudos revelam a importância de educar para a resiliência

Estudos recentes, na área da psicologia e da sociologia, estão a desafiar a velha ideia de que os traumas e riscos levam necessariamente ao desenvolvimento de doenças mentais ou emocionais. E revelam a importância de uma educação, em casa e na escola, voltada para a resiliência.

Segundo a psicóloga Guiomar Namo de Mello, em entrevista à publicação Filosofia, existem pessoas que têm dificuldade em recuperar-se e deixam destruir-se pelos acontecimentos, por outro lado, outras aprenderam a lidar com a adversidade, e até se tornam mais fortes depois de uma situação dolorosa: "São aquelas que sabem fazer limonada dos limões que a vida lhes reserva", refere.

As Ciências Humanas chamam a esta capacidade de dar a volta por cima, resiliência, termo originalmente utilizado na Física, para descrever a capacidade que alguns corpos apresentam de retornar à forma original, após terem sido submetidos a uma deformação elástica.

Guiomar Mello diz que "ensinar o aluno a ter uma postura positiva e restabelecer-se diante de situações difíceis, talvez seja um dos objectivos mais importantes da escola", especialmente em alunos que possam ter mais dificuldades em realizar um projecto de vida, pois essa meta será alcançada mais facilmente, se a escola for capaz de proporcionar experiências bem sucedidas de aprendizagem.

Para a psicóloga, educar para a resiliência é ensinar em clima de acolhimento e confiança. Assim, crianças e jovens encontrarão aquilo de que mais precisam: Vivenciar experiências de sucesso que lhes mostrem o quanto são capazes. "Dosar confiança com prestação de contas e acolhimento com autonomia é difícil, mas não impossível", declara, dizendo ainda que "ajuda muito estabelecer limites, como a negociação de regras claras, que sejam válidas tanto para adultos, quanto para crianças e jovens".

Outra coisa que diz valer a pena é inserir no currículo a aprendizagem, não apenas de conhecimentos, mas também das atitudes que são necessárias para a vida, como a cooperação, a acção positiva para a resolução de conflitos e de problemas e a postura firme de resistência e de segurança para a tomada de decisão.

Para isso, refere ser necessário criar oportunidades para que todos participem e tenham responsabilidade. Estabelecer expectativas realistas de desempenho, respeitando a capacidade do grupo, mas sempre apostando que conseguirão ir mais além. E sempre oferecendo apoio e encorajamento aos alunos: "Os alunos precisam sentir que os seus professores têm confiança neles e na sua capacidade de aprender", finaliza.

quinta-feira, fevereiro 01, 2007

Ministro da Economia criticado por declarações em Pequim

O ministro da Economia, Manuel Pinho, argumentou esta quarta-feira, em Pequim, que os salários baixos dos portugueses são uma forte razão para a China investir em Portugal.

Na abertura do Fórum de Cooperação Empresarial Portugal China 2007, em Pequim, Manuel Pinho apelou ao investimento chinês em Portugal, alegando que os custos salariais são inferiores à média da União Europeia (UE) e têm uma menor pressão de aumento do que nos países do alargamento. O BE, PCP e CDS-PP já criticaram as declarações de Manuel Pinho.

Segundo o Diário de Notícias, o debutado do BE, Fernando Rosas, disse em declarações à Agência Lusa, que o ministro da Economia entrou em "contradição gritante" com a "retórica do Governo" sobre requalificação, ao apontar os salários baixos como uma razão para a China investir em Portugal. Acrescentando ainda que "de repente, na visita à China, o factor competitivo já é a mão-de-obra barata".

Para Fernando Rosas, "é extraordinário e pelo menos lamentável" que o ministro da Economia, no decurso de uma visita oficial à China, tenha "valorizado a mão-de-obra barata disciplinada e que não tenha reivindicado nada".

Também o deputado comunista, Jorge Machado, referiu que "as declarações do ministro constituem a prova de que, ao contrário do que foi afirmado pelo Governo, não há qualquer intenção de mudar o modelo de desenvolvimento" e que "os baixos salários continuam a ser a referência quanto à competitividade".

Jorge Machado acrescentou que o PCP pretende confrontar Manuel Pinho com o assunto, quando o ministro for à reunião da comissão parlamentar de Economia, que ainda não está agendada.

Do CDS-PP, Diogo Feio, considera "inaceitáveis" as declarações do ministro da Economia, comentando que "Se não fosse uma tragédia teria de ser comédia", e dizendo que “o factor essencial da competitividade de uma economia não deve ser o preço da mão-de-obra. É mau demais para ser verdade. Apresentar Portugal como uma espécie de paraíso da União Europeia pelo preço da mão-de-obra é inaceitável, ainda para mais quando se está na China", conclui.