quarta-feira, fevereiro 14, 2007
São Valentim
O dia 14 de Fevereiro é marcado por uma data especial e romântica, que apela aos sentimentos e ao amor em geral, é o designado dia dos namorados ou, igualmente conhecido, dia de São Valentim.
Este marco remota à idade média, durante o governo do Imperador Claudius II. Este proibiu a execução de casamentos em seu reino, com o propósito de formar um enorme e poderoso exército.
Claudius acreditava que os jovens se não tivessem família, se alistariam com maior facilidade.
Todavia, um bispo romano continuou a celebrar casamentos, mesmo com a proibição do imperador. Seu nome era Valentim e as cerimónias eram realizadas em segredo. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte.
Enquanto estava preso, muitos jovens jogavam flores e bilhetes dizendo que os jovens ainda acreditavam no amor.
Entre as pessoas que jogaram mensagens ao bispo estava uma jovem cega: Asterius, filha do carcereiro a qual conseguiu a permissão do pai para visitar Valentim. Os dois acabaram-se apaixonando e milagrosamente recuperou a visão.
O bispo chegou a escrever uma carta de amor para a jovem com a seguinte assinatura: “de seu Valentim”. Expressão ainda hoje utilizada.
Valentim foi decapitado em 14 de Fevereiro de 270 d.C.
Este dia é uma homenagem a Valentim, aproximando-se ao amor romântico, apenas no final idade média.
O Dia dos Namorados é comemorado em12 de Junho no Brasil e na maioria dos outros países, incluindo Portugal, no dia 14 de Fevereiro.
Assim, o dia de São Valentim comemora-se a 14 de Fevereiro, sendo característico a troca de cartões com mensagens românticas e presentes, o coração e a figura de um Cupido são as formas mais comuns de representar o amor e a paixão, apelando ao que de mais intimo e simbólico pode existir numa relação de amor.
Um dia que além de romântico, faz desenvolver a economia do país pois apela ao consumo em massa que, em grande parte, possível pelas mulheres. No entanto, hoje os homens tendem a ser igualmente românticos e sedutores.
São Valentim aconselha a namorar muito neste e em todos os dias, saborear a pessoa amada em cada minuto.