Os Romances de Mário de Carvalho, Lídia Jorge, José Luís Peixoto e Gonçalo M. Tavares foram seleccionados para o Prémio Literário Giuseppe Acerbi que, no ano da sua XV edição, contempla a literatura portuguesa.
Segundo o jornal Público, os quatro escritores estarão presentes dia 24 de Março, em Castel Goffredo (Itália), na cerimónia de apresentação.
As obras seleccionadas são: "Um deus passeando pela brisa da tarde" (Mário de Carvalho), "O Vale da Paixão" (Lídia Jorge), "Morreste-me" (José Luís Peixoto) e "Jerusalém" (Gonçalo M.Tavares).
O Prémio Giuseppe Acerbi, do nome de um explorador, literato e egiptólogo italiano (1773-1846), foi instituído em 1993 pelo município de Castel Goffredo, Mântua, com o objectivo de «dar a conhecer e aproximar os povos», divulgando o nome e a imagem da região no mundo.
Anualmente, o Prémio distingue obras de um determinado país. Nos termos do regulamento, os quatro Romances serão submetidos à apreciação de um júri popular, composto por 70 leitores, escolhidos entre os inscritos nas bibliotecas da província de Mântua e Brescia, e de um júri científico, de que fazem parte jornalistas e professores universitários.
O nome do vencedor será anunciado no dia 14 de Julho. E a entrega do prémio está programada para 9 de Novembro, na sede do município de Castel Goffredo.