domingo, abril 29, 2007

Doberman ataca mulher

Ontem de manhã, uma mulher de 48 anos ficou gravemente ferida na cabeça e no rosto, mais propriamente com golpes profundos no queixo e numa vista, após ser atacada por uma cão de raça doberman. o cão estava na casa onde ela trabalhava, em Caramos , no concelho de Felgueiras. A vítima foi transportada para o Hospital S. Gonçalo, em Amarante, onde lhe foram ministrados os primeiros cuidados. Devido à gravidade dos ferimentos, foi transportada para o Hospital de S. João, no Porto, onde, durante a tarde, foi sujeita a uma intervenção cirúrgica, plástica e oftalmológica. Devido às mordeduras, sabe-se que a vítima perdeu a visão do lado esquerdo.
O ataque ocorreu quando a senhora tentava prender o cão, para permitir a entrada de um electricista. Alias, foi o electricista que conseguiu que o cão deixasse a vítima, uma vez que lhe atirou uma pedra, deixando o cão atordoado.
Devido ao ataque, o dono da habitação, ficou algum tempo sem poder entrar em casa, “foi-me aconselhado a não entrar, atendendo que o cão ainda terá o sabor e o olfacto do sangue humano”. O dono não encontra explicação para o que aconteceu, uma vez que era a senhora que o alimentava desde pequeno. Esclareceu ainda que o cão estava registado e tinha as vacinas em dia.
Um veterinário e a GNR encaminharam o cão para um canil, onde ficará de quarentena, uma vez que não pode ser abatido já, como explicou uma fonte policial ao Jornal de Notícias, “por questões relacionadas com a evolução clínica da vítima, o animal não pode ser abatido já. Tem de aguardar alguns dias de quarentena”.

quarta-feira, abril 25, 2007

O adeus a Boris Ieltsin

Faleceu, no passado dia 23 de Abril, o ex-presidente russo Boris Ieltsin, de 76 anos, vítima de falha cardíaca. O porta-voz da Casa Branca, Gordon Johndroe, declarou que Boris “foi uma figura histórica numa época de grandes mudanças e desafios para a Rússia”. Gorbatchev, descreveu Ieltsin como “alguém que carregou nos seus ombros tanto grandes feitos como erros graves para o país”.
Ieltsin, com a ajuda de Mikhail Gorbachev, subiu no poder do Partido Comunista da União Soviética, mas após alguns diferendos, tornaram-se rivais políticos. Em 1991 tornou-se o primeiro presidente eleito da Rússia, por voto universal, tendo sido reeleito em 1996. A 31 de Dezembro de 1999 demitiu-se do cargo de Chefe de Estado. Durante os seus mandatos, Ieltsin ficou conhecido, não só como líder autocrático, que pôs fim ao regime comunista e que deu início a reformas históricas; mas também como um presidente que cometia alguns erros, tendo sido um dos principais responsáveis pela crise económica do seu país e tendo iniciado a guerra da Chechénia.
Hoje, quarta- feira, a Rússia despediu-se do antigo presidente, num funeral de Estado, que reuniu cidadãos e convidados estrangeiros, entre os quais George Bush pai, Bill Clinton e o ministro da Justiça português, Alberto Costa. Depois da cerimónia religiosa ortodoxa, Boris Ieltsin foi a sepultar no cemitério de Novodevichye, na capital russa, ao contrario dos seus antecessores que foram sepultados no Kremelin.

domingo, abril 15, 2007

Documentário sobre o Túmulo de Cristo

Esta noite a SIC passa um documentário intitulado “Código de Cristo – O Túmulo Perdido”. Produzido por James Cameron e realizado por Simcha Jacobovici, este documentário mostra a descoberta do túmulo de Cristo e da sua família, em Jerusalém. Depois de várias investigações arqueológicas, concluiu-se que dentro do túmulo se encontravam as ossadas de Jesus Cristo, Maria Madalena e do filho de ambos, de nome Judas. A descoberta do ossadas remonta a 1980, mas apenas agora foram “identificadas como sendo da família de Cristo”. Este documentário promete gerar bastante polémica, uma vez que, possivelmente, vão ser colocados em confronto a ciência e o ADN com a religião e a fé. Por este motivo, a seguir à exibição do documentário haverá um debate público, moderado pela jornalista Conceição Lino. Vão estar em estúdio o “Padre Carreira das Neves e Eugénia Castro, a especialista em antropologia biológica que liderou a equipa de investigação que fez a exumação com fins científicos das ossadas de D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal”.
A possibilidade de Maria Madalena e do filho estarem sepultados no mesmo local de Cristo, partiu de uma ideia simples, dentro do túmulo foram identificados ossos como sendo de Jesus, e, como os judeus eram sepultados em criptas familiares, as restantes ossadas só podem ser de familiares seus. Através da ciência, “os autores tentam provar o relacionamento familiar dos sepultados e a identidade do ossário de Maria, mãe de Jesus, e vários irmãos dele”.
No meio de toda a descoberta surge uma questão delicada, a ressurreição, isto é, se os restos mortais forem mesmo de Cristo pode significar que ele não subiu ao céu, ou então apenas subiu em espírito. Esta não é a versão do Evangelho e é aqui que nasce a discussão.

sábado, abril 14, 2007

Serralves com três formas diferentes de arte


Jorge Queiroz, Silvia Bachli e Katharina Grosse são os artistas que o museu irá receber até 1 de Julho de 2007, expondo a arte na sua maior e melhor qualidade.

O museu portuense inaugura esta sexta-feira, dia 13 de Abril, às 22h, exposições de três artistas: o português Jorge Queiroz, a suíça Silvia Bachli e a alemã Katharina Grosse,segundo João Fernandes ao JPN.
Diferentes universos que com o auxílio de técnicas e processos apontam as manifestações dos artistas, tornando o resultado surpreendente, tal como afirma o director do Museu de Serralves.
Podemos encontrar pinturas “bastante provocadoras” como é o caso da pintora Katharina Grosse, uma vez que as suas obras não seguem a geometria normal da arquitectura, como disse Ulrich Loock, o director-adjunto do Museu e comissário das mostras de Grosse e Silvia Bachli, em declarações ao JPN.
As pinturas desta artista assemelham-se a grafitti e encontram-se espalhadas pelo chão e paredes do museu, ligando-os numa mesma superfície, fazendo” questionar o conceito de pintura, além da forma de identificar e separar os objectos no mundo”.
A exposição irreverente de Grosse intitula-se como "Atoms outside Eggs”, sendo a única com um título à qual não existe uma explicação concreta, mas para Loock “ transmite uma atmosfera de silêncio e reflexão”.

Portugal recebe pela primeira vez Silvia Bachli
"A inscrição do corpo numa superfície" é como define a obra da artista Sílvia Bachli o director adjunto do Museu de Serralves. A artista Suiça encontra-se pela primeira vez em Portugal e expõe desenhos de mãos, pernas e corpos, linhas e abstracções, sempre a preto e branco, além de algumas fotografias e figuras de plantas.
Quanto à obra de Jorge Queiroz, João Fernandes define-a como um "labirinto de identidades, uma polifonia de sensações", tornando-se “ impossível de verbalizar” o seu trabalho. A sua arte vai desde da "abstracção à figura, do gesto autónomo ao gesto premeditado". O director do Museu Serralves acredita que os desenhos do artista não são de uma "visibilidade retiniana, mas projectam movimentos do olhar, de associações livres de pensamento, relacionam sentidos".

Situação dos pobres cada vez pior

Dados hoje revelados na conferência “Compromisso Cívico para a Inclusão”, promovida pela Presidência da República, mostram que os pobres estão cada vez mais pobres. Ou seja, as políticas sociais dirigidas às populações mais carenciadas falharam. Carlos Farinha Rodrigues, professor do Instituto Superior de Economia e Gestão, apresentou o estudo, revelando que a~”taxa de pobreza é maior depois de contabilizadas as transferências sociais”. Quando contabilizada com o efeito das transferências sociais, a taxa de pobreza em Portugal é superior à média europeia. Perante este facto, o presidente da Escola de Gestão do Porto, Daniel Bessa desabafou “fiquei esmagado com a evidência do relativo fracasso das políticas de transferências sociais”. Antes da aplicação das transferências, a taxa de pobreza de Portugal (42 por cento) é semelhante à média europeia (43 por cento).
Com este estudo, Carlos Farinha Rodrigues revelou que, na Europa a 25, Portugal é o país com níveis de desigualdade e de pobreza maiores. Contudo, apesar da pobreza, o nível de vida das populações tem vindo a melhorar. “Políticas sociais efectivas” são, para o investigador, uma necessidade.
Esta conferência, que decorre em Santarém, terá no encerramento o “ministro do Trabalho e da Segurança Social, Vieira da Silva, pelo presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, e pelo presidente da República, Cavaco Silva”.