sábado, abril 14, 2007

Situação dos pobres cada vez pior

Dados hoje revelados na conferência “Compromisso Cívico para a Inclusão”, promovida pela Presidência da República, mostram que os pobres estão cada vez mais pobres. Ou seja, as políticas sociais dirigidas às populações mais carenciadas falharam. Carlos Farinha Rodrigues, professor do Instituto Superior de Economia e Gestão, apresentou o estudo, revelando que a~”taxa de pobreza é maior depois de contabilizadas as transferências sociais”. Quando contabilizada com o efeito das transferências sociais, a taxa de pobreza em Portugal é superior à média europeia. Perante este facto, o presidente da Escola de Gestão do Porto, Daniel Bessa desabafou “fiquei esmagado com a evidência do relativo fracasso das políticas de transferências sociais”. Antes da aplicação das transferências, a taxa de pobreza de Portugal (42 por cento) é semelhante à média europeia (43 por cento).
Com este estudo, Carlos Farinha Rodrigues revelou que, na Europa a 25, Portugal é o país com níveis de desigualdade e de pobreza maiores. Contudo, apesar da pobreza, o nível de vida das populações tem vindo a melhorar. “Políticas sociais efectivas” são, para o investigador, uma necessidade.
Esta conferência, que decorre em Santarém, terá no encerramento o “ministro do Trabalho e da Segurança Social, Vieira da Silva, pelo presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, e pelo presidente da República, Cavaco Silva”.