quinta-feira, janeiro 11, 2007

Pitbull Terrier é uma raça proíbida na Inglaterra

Foi no dia 1 de Janeiro de 2007 que uma criança de apenas cinco anos morreu, depois de ser atacada por um pitbull Terrier. Esta raça é proíbida em Inglaterra, e foi necessário acontecer esta morte para as autoridades porem em prática um plano traçado há três meses: "caça aos pitbull e aos donos que os treinam para lutas de cães". Chocadas com esta tragédia, as pessoas têm ajudado a polícia, denunciando quem possua esta raça. Desde então, foram capturados 28 pitbull Terrier e detidas 13 pessoas que possuiam estes animais.
Os cães de raça tosa (japonesa), dogo (argentina) e fila (brasileira) também são proíbidos, desde 1991, na Grã-Bretanha. Os infractores da lei estão sujeitos a uma pena de multa e uma pena de prisão que pode ir até aos seis meses.

Pitbull refere-se a um conjunto de raças de cães, tais como American Pitbull Terrier, American Staffordshire Terrier, entre outros.
Esta raça teve origem no século XIX. Na época em que foram proíbidos pelo parlemento inglês, em 1835, estes cães eram usados para atacar touros colocados numa arena, esta prática tinha o nome de bull bating. Este tipo de espetáculo servia para as pessoas se distrairem das doenças e da violência que existia na altura. Quando foi proíbido o bull bating, os criadores resolveram criar cães para lutas. "Começaram com o bulldog, misturaram algum sangue de Terrier, e produziram o Bull Terrier".
Mas, nesta história há uma controvérsia uma vez que, nas primeiras décadas do século passado, estes animais tiveram uma reputação de cães leais e merecedores de confiança.
"Os pitbulls podem ser bons animais de estimação, mas devem ser tratados com cuidado e respeito por quem decidir criá-los".