quarta-feira, janeiro 24, 2007

Investigador português distinguido pela IEEE

O investigador José Carlos Pedro, do Departamento de Electrónica, Telecomunicações e Informática da Universidade de Aveiro (UA), foi distinguido pela Instituição Internacional de Engenharia Electrotécnica pelos seus trabalhos na área dos sistemas de comunicação sem fios.
Segundo o Diário de Notícias, a mais reputada organização científica internacional da área da engenharia electrotécnica - o Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE) - atribuiu o título de "fellow member" a este professor, pelo seu contributo na área de 'análise da distorção não linear dos dispositivos e circuitos de radiofrequência e microondas'. Trata-se de uma área de investigação científica, que tem vindo a ganhar importância na concepção dos modernos sistemas de comunicações sem fios e sistemas de comunicações por satélite.

O número de membros do IEEE que ascendem ao estatuto de "fellow", em cada ano é, de acordo com a informação da Universidade de Aveiro, de um em cada 1000, no máximo. Em Portugal três investigadores já receberam esta distinção.

O IEEE é uma organização sem fins lucrativos que se encontra em mais de 150 países, direccionada sobretudo para áreas como sistemas aeroespaciais, computadores e telecomunicações, engenharia biomédica, energia eléctrica e consumidores eléctricos.