domingo, junho 03, 2007

Algumas medidas para travar o envelhecimento populacional

Ontem, durante o encerramento do VIII Congresso Nacional das Misericórdias, Cavaco Silva, advertiu para o envelhecimento da população em Portugal. O Presidente da República declarou que se avizinha “um cenário de envelhecimento e de recessão demográfica, fenómeno que, até pela sua dimensão estrutural, não encontra precedentes na história”. Para ultrapassar o problema do envelhecimento populacional, Cavaco Silva, chamou a atenção para “a necessidade de se pensar seriamente sobre as políticas de natalidade, de protecção das crianças, de valorização dos jovens e de qualificação dos activos”.
O chefe de Estado defendeu ainda um novo modelo social, construído por todos, onde não há lugar para a exclusão social. Estas medidas são bastante importantes, “uma vez que chegados a 2050, a população idosa e o seu peso relativo na Europa duplicará, subindo dos actuais 20 por cento para 40 por cento do total da população”, sublinhou Cavaco Silva.
Nesta passagem pelo concelho de Vila Verde, o chefe de Estado encorajou a população a “combater o abandono e insucesso escolar, e trabalho infantil”.