quarta-feira, março 14, 2007

Artemrede apresenta criação própria

Pela primeira vez, a associação Artemrede Teatros Associados apresenta um projecto inédito de criação própria, integrando três companhias de dança e o coreógrafo Rui Lopes-Graça. O espectáculo será apresentado no último trimestre deste ano.
Na programação para este ano, com orçamento superior ao do anterior – 1.153.000 euros, destacam-se as actividades culturais para crianças e jovens e a música, com 14 e 13 produções respectivamente. Havendo lugar ainda para Teatro, Dança, Novo Circo ou Produções Multidisciplinares e Cinema.

A Associação, sem fins lucrativos, que integra 15 municípios e uma instituição privada de ensino, vai decorrer em 18 equipamentos culturais “procurando responder às necessidades específicas de cada concelho, não havendo uma receita igual para todos” afirmou a nova directora executiva da Artemrede, Ana Coelho, acrescentando ainda que “o objectivo da Associação é a de a longo prazo fidelizar públicos, criando e formando-os agora, democratizando, desta forma, o acesso às artes do espectáculo”.

Na apresentação do programa, em Lisboa, o vereador da Cultura da Câmara de Sintra e vice-presidente da Associação, Luís Patrício, revelou a pretensão de, em 2007, apostar na qualificação não apenas de conteúdos, como também de pessoal técnico, fazendo um balanço positivo da actividade da Associação: “O ano de 2005 foi o do lançamento da Associação, o ano passado correspondeu à consolidação do projecto, este ano será o da qualificação sob o lema «juntos mais fortes»”.

O vice-presidente evidenciou ainda o esforço efectuado na recuperação de alguns equipamentos e a vontade da reedificação e construção de outros, anunciando para Setembro a reabertura do Cine -Teatro de Alcanena.

Em 2006, a Artemrede Teatros Associados apresentou 202 sessões de 36 espectáculos, aos quais assistiram cerca de 17 mil espectadores.

Fundada em 2005, esta é a maior rede cultural do país, tendo como missão promover a qualificação e a descentralização da cultura e pretendendo ser um complemento à actividade cultural própria de cada autarquia.

A agenda para os próximos dias fica a cargo do grupo A Tarumba, com “O Guarda Da Noite”: Em Abrantes, sexta, 16 de Março, pelas 10h30, no Cine-Teatro São Pedro. E quinta, 12 de Abril, no Centro Cultural do Entroncamento.