sexta-feira, outubro 27, 2006

Theatro Circo de Braga esgotado em dia de reabertura

O Theatro Circo, em Braga, reabre hoje as portas, depois de seis anos de obras de recuperação e remodelamento. O concerto inaugural, que já se encontra esgotado há vários dias, fica a cargo da Orquestra Sinfónica Nacional Checa.

Segundo o DN, o presidente da câmara de Braga, Mesquita Machado, declarou que "as obras dotaram o teatro das condições ideais para a apresentação de qualquer tipo de espectáculos". Com um custo na ordem dos 25 milhões de euros, o investimento permitiu a reconversão do teatro ao desenho original de muitos espaços e à criação de outros, nomeadamente, um café-concerto, uma unidade de restauração, um espaço museológico, uma livreira temática e ainda um "auditório experimental" e uma sala de ensaios.

A agenda encontra-se preenchida até ao final do ano com eventos diversificados, que vão "da ópera à orquestra sinfónica, do teatro às artes performativas, do bailado à música popular”, declarou o autarca à imprensa.


Agenda para os próximos dias:


- 31 de Outubro, terça, 21h30,
Quinteto da Paraíba com participação de Chico César: "De uns Tempos pra Cá"

- 02 de Novembro, quinta, 21h30,
Monges Tibetanos do Mosteiro Tashi Lhunpo (apresentação dramática das danças, músicas e orações sagradas, com introduções explicativas de cada dança e cântico de um dos mais importantes mosteiros na tradição budista tibetana)

- 3 de Novembro, sexta, 21h30,
Al Di Meola (Jazz instrumental)

Ciclo Almodôvar chega ao fim

Na próxima segunda-feira, 30 de Outubro, pelas 21h45, é apresentado na Videoteca Municipal de Braga, o filme "Fala com Ela", do realizador espanhol Pedro Almodôvar. Este é o último filme da agenda "Ciclo de Cinema Almodôvar" dedicado ao realizador durante todo o mês de Outubro.

Natural de La Mancha (Espanha), onde nasceu em 1951, o cineasta foi recentemente galardoado em
Cannes pelo seu mais recente filme "Volver", com os prémios para Melhor Actriz (atribuído ao total do elenco feminino) e Melhor Argumento. Esta película foi ainda seleccionada pela Academia das Artes e Ciências Cinematográficas, em Madrid, para representar a Espanha na secção de Melhor Filme Estrangeiro candidato aos Óscares.

A Academia de Hollywood anuncia a 23 de Janeiro o leque de cinco filmes estrangeiros candidatos à 79ª edição
da cerimónia de entrega dos Óscares , que decorre a 25 de Fevereiro.

sábado, outubro 21, 2006

CDS-PP contra a liberalização do aborto

Segundo uma notícia avançada pela SIC, o CDS-PP começou a tomar providências no sentido de lutar contra a despenalização do aborto. Sendo o CDS-PP "um partido pelo direito à vida e de combate à liberalização do aborto", Ribeiro e Castro, presidente do partido, afirmou que vai participar na campanha do referendo "na dupla qualidade de presidente do partido e como cidadão".
Ribeiro e Castro não quis responder a duas questões, sendo elas, se iria mobilizar a máquina partidária contra a liberalização do aborto e se previa uma grande abstenção, tal como no referndo realizado em 1998. Afirmou ainda que o partido pretende lutar pelos "direitos da criança antes de nascer".
Isilda Pegado, Presidente da Federação pela Vida, prometeu uma "campanha pela positiva", defendendo a continuação da actual lei.
Quinta-feira, 19/10/2006, o Parlamento aprovou a convocação de um referendo sobre a Interrupção Voluntária da Gravidez (IVG). Os votos a favor foram do PS, PSD e BE, contra o PCP e os Verdes, tendo o CDS-PP ficado pela abstenção.
A questão aprovada é "Concorda com a despenalização da interrupção voluntária da gravidez, se realizada, por opção da mulher, nas primeiras 10 semanas, em estabelecimento de saúde legalmente autorizado?".
Cabe ao Presidente da República, Cavaco Silva, decidir se há ou não referendo.
foto: arquivo SIC

sexta-feira, outubro 20, 2006

Salvaguardar ou não os direitos de autor

Durante esta semana, entre 16 a 20 de Outubro, nas cidades de Braga, Lisboa e Covilhã foram apreendidos mais de 10 mil livros pela a Inspecção-Geral das Actividades Culturais (IGAC). Grandiosa parte destas obras, eram usadas por estudantes já há muito tempo como prática regular. Os devidos delegados de turma encaminhavam-se às fotocopiadoras e colocavam os livros para que todos os alunos interessados os pudessem fotocopiar. Braga foi a cidade com mais livros usados ilegalmente, alguns deles já disponíveis a serem vendidos. Existiam mesmo fotocopiadoras que tinham os livros digitalizados em computador.
É de conhecimento geral que, a reprodução de livros é ilegal e mesmo punida por lei. Os autores têm direitos sobre às suas obras, e o uso destas impropriamente terá consequências graves. Diversos avisos são feitos em prol desta mesma questão, visando informar o público e consequentemente sensibiliza-lo.
No entanto, no que se refere aos alunos, estes estão em desacordo com esta confiscação, uma vez que o apoio que estes livros asseguravam era inqualificável. Por um lado é verdade que é ilegal o plágio, mas por outro serve como auxílio aos alunos. Os livros na maioria das vezes são caros, a sua reprodução torna-se uma mais valia para ajudar financeiramente os alunos. Poderá ser a única forma que eles encontraram para se auto ajudar e alcançarem bons resultados académicos. Relativamente à situação financeira destes também pudera ser um ponto de vista a ter em conta.
Sejam quais for os motivos que levam à prática deste crime, temos de ter em conta que, não deixa de o ser. Eventualmente ambas as partes deverão entrar em acordo, para chegarem a um acordo.

quinta-feira, outubro 19, 2006

Informação Editorial


Queremos informar que:

♣ A Gazeta Pública é um blog criado para avaliação na cadeira de Jornalismo do 3º ano de Comunicação Social da Universidade do Minho.


♣ Este é um espaço "a 3", mas em que cada uma das suas redactoras publicará individual e livremente, sem quaisquer interferências ou limitações de estilo e edição.


♣ As nossas aspirações são as de tentar estar atentas, não só aos assuntos mais pertinentes da actualidade, como também e principalmente, criar o nosso próprio espaço de informação, no qual possamos comunicar aquilo que achamos importante e que por vezes passa ao lado da generalidade dos órgãos de comunicação.


♣ A Gazeta Pública caracteriza-se, deste modo, por dar especial destaque aos assuntos «esquecidos» referentes à «cultura». No entanto conceitualizamos este blog como um local onde o leitor possa também ficar conhecedor «das restantes actualidades».